quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Papiro do século 4º menciona "mulher de Jesus"

Por Caroline


    Segundo a historiadora da Universidade Harvard responsável pela análise do texto, o fragmento não traz informações confiáveis a respeito de Jesus, já que a narrativa quase certamente teria sido feita séculos depois da morte dele.

    O que o texto mostra, no entanto, é um debate com os prós e contras do sexo e do casamento nos primeiros séculos do cristianismo ( o que causa uma controvérsia que ainda em temas polêmicos como o celibato dos padres ou a ordenação de mulheres).
    

    Sua procedência é desconhecida. Sabe-se apenas que, em 2010, um colecionador de antiguidades mandou um e-mail para um especialista em cristianismo antigo da Escola de Teologia de Harvard, pedindo ajuda para traduzir o fragmento: uma única folha de papiro, medindo 8 cm de largura por 4 cm de comprimento. O texto foi escrito em copta, idioma descendente da língua dos faraós que era falado pela maioria dos egípcios na época do Império Romano.

   Entre os especialistas que revisaram o artigo da revista especializada "The Harvard Theological Review" onde está a análise do manuscrito, dois deles questionaram a autenticidade do papiro. Mas outros especialistas em papiros disseram que o padrão de manchas e fibras marcadas por tinta seria difícil de forjar. A datação do texto é indireta po enquanto, baseada no estilo da escrita.

    Durante os primeiros séculos depois de Jesus, os cristãos estavam divididos a respeito de como lidar com o sexo e o casamento. Uns defendiam que o celibato era a melhor opção,. Outros diziam que os melhores candidatos a líderes da igreja eram os homens casados. E havia ainda os que condenavam todo tipo de contato sexual. No caso de Jesus, o mais provável é que ele tenha mesmo sido solteiro.