terça-feira, 29 de maio de 2012

Obesidade pode ser transmitida por micróbios

Gabriel

Em recente pesquisa realizada na universidade de Yale, nos Estados Unidos, revelou que a obesidade e doença hepática crônica podem ser desencadeadas por uma família de proteínas, que alteram as populações de micróbios no sistema digestivo.


As proteínas responsáveis por essa ação são as inflammasomes. Elas são responsáveis pelo lançamento da resposta inflamatória do sistema imunológico, atuando como sensores e reguladores do ambiente microbiano dos intestinos.
De acordo com os cientistas, é uma deficiência nos componentes dessas proteínas que resulta no desenvolvimento de uma colônia bacteriana, como as dos filos Bacteroidetes e Firmicutes, e consequentemente determina a predisposição de obesidade.


Testes realizados em ratos revelou que esses micróbios, alojados mais precisamente no intestino, podem criar um ambiente infeccioso e transmissível.



Em ratos obesos, a quantidade dessas bactérias é mil vezes maior do que o normal e quando um “gordinho” é colocado com um camundongo magro, o último tende a engordar. "Nós conseguimos engordar um rato simplesmente colocando-o na mesma gaiola que o outro", conta o professor Richard Flavell. O contágio, porém, não é feito pela saliva, e sim pelo contato com as fezes do animal.



Maiores Informações NESTE LINK.

Nascem menores tartarugas do mundo

                                                                                                                                              Por: Bruno


     Nascem menores tartarugas do mundo 


    Pela primeira vez em cinco anos, quatro tartarugas egípcias nasceram há pouco mais de uma semana no           zoológico Marwell Wildlife, em Hampshire, na Inglaterra. Os filhotes, que pesam apenas 3g, têm o tamanho similar a uma moeda de R$ 0, 10. A espécie é a menor do mundo.
    A equipe responsável pelas tartarugas ficou também responsabilizada de que os ovos fossem mantidos em condições adequadas, e depois de 111 dias eles começaram a rachar.
Segundo o site do jornal britânico Metro, os animais adultos desta espécie podem viver mais de 50 anos e ter até 15 cm de comprimento.
                                                                                         


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Segurança na Rio+20


     
Por Isana


                                     


 O Governo do Rio afirmou no começo da semana um reforço com mais de 3.000 policiais, divididos em turnos, para a segurança na cidade durante a Rio+20, de 13 a 22 de junho. Serão investidos 8,5 milhões de reais para a segurança nesse período. 

   Segundo a secretaria de segurança pública, o custo refere-se ao RAS ( Regime Adicional de Serviço). Que permite que policiais e bombeiros de folga sejam convocados para trabalhar em situações especiais e recebam pelas horas extras.

  “Antes, o policial de folga era escalado para trabalhar em eventos como Réveillon, por exemplo, sem receber nada a mais. Com o Regime, vamos pela primeira vez renumerar esse esforço extraordinário” Afirmou em nota o superintendente Roberto Alzir.
Por ser um evento internacional, é o governo federal que organiza o esquema de segurança. O patrulhamento será feito ao redor do congresso e em eventos paralelos.




quarta-feira, 16 de maio de 2012

Café: bom ou ruim ao bebê?

Por Beatriz

        Várias pessoas acreditam pela superstição que o café tomado pelas mães no período de gravidez e nos primeiros meses de amamentação afeta o sono de crianças. Verdade ou mentira?
        Segundo pesquisas feitas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com 885 crianças mostrou que a qualidade de sono das mesmas não é afetado pela quantidade café ingerida pelas mães.
        Considerando os dados da pesquisa dentre todas as mães que consumiam mais de 300 mg de café por dia a taxa de vigílias noturnas (ou seja, taxa de vezes que os bebês acordam mais de 3 vezes por noite) foi de aproximadamente 22,5%, o que significa aproximadamente 40 mulheres. Porém, se forem desconsiderados outros motivos dos quais podem levar a vigília noturna essa taxa se torna estatisticamente insignificante.
        Segundo a mesma pesquisa, em relação a episódios de cólica ou choro, os níveis de diferença entre o consumo do café pelas mães são nulos.
       Conforme os dados da UFPel, o café ingerido pelas mães durante e após o período de gravidez tende a não influenciar no desenvolvimento do bebê, nem a induzir o parto prematuro.






quarta-feira, 9 de maio de 2012

Arca de Noé Vegetal

          Os crescentes acidentes e atividades que provocam impactos ambientais afetam, de algum modo, todos os seres vivos. O ciclo de vida de muitas espécies vegetais, por exemplo, depende de muitos fatores climáticos, que, se forem desequilibrados, podem causar a morte desses vegetais.
          Pensando na possibilidade do desaparecimento de espécies vegetais importantes à espécie humana, em 2008 foi construída uma Caixa-Forte na Ilha de Svalbard, Noruega, atualmente abrigando cerca de 4,5 milhões de espécies de sementes. A localização, a apenas 1300Km do Pólo Norte, é considerada muito boa para a conservação das sementes, já que a temperatura de -18 graus Celsius possibilita guardá-las intactas por até 20 mil anos, segundo os cientistas. Além disso, a ilha é à prova de terremotos, inundações, explosões nucleares e até queda de asteroides.
         O objetivo, segundo o diretor do projeto, Cary Fowler, é que o depósito funcione como reserva de segurança para seu respectivo país, servindo no caso de algum desastre natural ou outro acontecimento que prejudique a completa produção. Já serviu ao seu propósito ano passado, nas Filipinas, quando uma enchente destruiu as plantações de arroz e um incêndio acabou com o que restava.
        A demanda de países contribuintes com a Arca Vegetal deve crescer. O Brasil, um dos incentivadores do projeto, ainda não enviou suas amostras, mesmo com as crescentes oscilações climáticas desastrosas que estão acontecendo cotidianamente. Os países europeus, que arcaram com o custo de R$10 milhões sozinhos afirmam que esse projeto é um patrimônio de toda a humanidade. 

Por Luiza.
Mais informações em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/03/deposito-debaixo-da-terra-guarda-sementes-de-vegetais-comestiveis.html

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Caracóis robotizados


     Um dos maiores problemas para a criação de robôs é a movimentação dos mesmos.
     Devido a isso uma nova linha de pesquisa com o objetivo de criar pequenos híbridos capazes de produzir energia e servir como pequenos robôs foi lançada. A primeira parte da pesquisa já teve sucesso, caracóis e baratas elétricos já existem. 
     Agora falta a parte de "robotizar" esses seres com uma tecnologia que os escravize, fazendo com que eles obedeçam aos comandos. 
     As criaturas vivas não são adeptas de baterias, por isso necessitam de eletricidade para alimentar os sensores de transmissão.
     Evgeny Katz, da Universidade Clarkson, é a primeira a conseguir produzir um caracol elétrico.
     Ela, com a ajuda de suas colegas, colocaram dois eletrodos revestidos de enzimas em um espaço entre a concha e o corpo de um caracol, uma área em que a glicose está presente.
     Essas enzimas promovem reações químicas que produzem um fluxo do elétrons (eletricidade) a partir das moléculas de glicose.


Mais informações em: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1076672-pesquisas-criam-barata-e-caracol-ciborgues.shtml


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Comprovado presente nebuloso


 
  Estudo de marcas de chuva deixadas em rochas há 2,7 bilhões de anos lança luz sobre características da atmosfera terrestre primitiva. Os resultados ajudam a esclarecer como a Terra se manteve aquecida .
Há três bilhões de anos, o sol lançava sobre a Terra 20% menos calor que hoje.
  Com a pouca energia do sol intriga cientistas sob tais condições que nosso planeta congelaria e não  haveria oceanos,cenário bem  diferente do apontado pelas evidências paleontológicas.
  Pesquisadores dos Estados Unidos e da Inglaterra aplicaram uma antiga técnica do geólogo inglês Charles Lyell nas marcas de chuvas presentes na superfície de uma rocha de 2,7 bilhões de anos ,achada na África do Sul.
  O inglês Charles Lyell propunha analisar a forma das gotas de chuva deixadas em rochas antigas para entender como era a atmosfera do planeta.
  Para realização da análise, os pesquisadores usaram plástico liquido para fazer moldes das marcas de gotas da chuva.Esses moldes foram comparados com moldes de marcas de chuva deixadas rochas sob as condições atmosféricas de hoje.
  Os cientistas observaram o tamanho e a forma das gotas antigas e das atuais e perceberam que estas eram semelhantes.Concluíram que a da terra há 2,7 bilhões de anos, provavelmente era tão espessa quando a de hoje.

“Nosso estudo mostra que a densidade atmosférica não era tão alta, então é muito provável que gases como o gás carbônico tenham desempenhado o papel de aquecer o planeta”. diz Sanjoy Som, astrobiólogo da Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos).
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2012/04/passado-menos-nebuloso

Por Marina