quarta-feira, 9 de maio de 2012

Arca de Noé Vegetal

          Os crescentes acidentes e atividades que provocam impactos ambientais afetam, de algum modo, todos os seres vivos. O ciclo de vida de muitas espécies vegetais, por exemplo, depende de muitos fatores climáticos, que, se forem desequilibrados, podem causar a morte desses vegetais.
          Pensando na possibilidade do desaparecimento de espécies vegetais importantes à espécie humana, em 2008 foi construída uma Caixa-Forte na Ilha de Svalbard, Noruega, atualmente abrigando cerca de 4,5 milhões de espécies de sementes. A localização, a apenas 1300Km do Pólo Norte, é considerada muito boa para a conservação das sementes, já que a temperatura de -18 graus Celsius possibilita guardá-las intactas por até 20 mil anos, segundo os cientistas. Além disso, a ilha é à prova de terremotos, inundações, explosões nucleares e até queda de asteroides.
         O objetivo, segundo o diretor do projeto, Cary Fowler, é que o depósito funcione como reserva de segurança para seu respectivo país, servindo no caso de algum desastre natural ou outro acontecimento que prejudique a completa produção. Já serviu ao seu propósito ano passado, nas Filipinas, quando uma enchente destruiu as plantações de arroz e um incêndio acabou com o que restava.
        A demanda de países contribuintes com a Arca Vegetal deve crescer. O Brasil, um dos incentivadores do projeto, ainda não enviou suas amostras, mesmo com as crescentes oscilações climáticas desastrosas que estão acontecendo cotidianamente. Os países europeus, que arcaram com o custo de R$10 milhões sozinhos afirmam que esse projeto é um patrimônio de toda a humanidade. 

Por Luiza.
Mais informações em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/03/deposito-debaixo-da-terra-guarda-sementes-de-vegetais-comestiveis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário