quarta-feira, 16 de maio de 2012

Café: bom ou ruim ao bebê?

Por Beatriz

        Várias pessoas acreditam pela superstição que o café tomado pelas mães no período de gravidez e nos primeiros meses de amamentação afeta o sono de crianças. Verdade ou mentira?
        Segundo pesquisas feitas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com 885 crianças mostrou que a qualidade de sono das mesmas não é afetado pela quantidade café ingerida pelas mães.
        Considerando os dados da pesquisa dentre todas as mães que consumiam mais de 300 mg de café por dia a taxa de vigílias noturnas (ou seja, taxa de vezes que os bebês acordam mais de 3 vezes por noite) foi de aproximadamente 22,5%, o que significa aproximadamente 40 mulheres. Porém, se forem desconsiderados outros motivos dos quais podem levar a vigília noturna essa taxa se torna estatisticamente insignificante.
        Segundo a mesma pesquisa, em relação a episódios de cólica ou choro, os níveis de diferença entre o consumo do café pelas mães são nulos.
       Conforme os dados da UFPel, o café ingerido pelas mães durante e após o período de gravidez tende a não influenciar no desenvolvimento do bebê, nem a induzir o parto prematuro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário