terça-feira, 29 de maio de 2012

Obesidade pode ser transmitida por micróbios

Gabriel

Em recente pesquisa realizada na universidade de Yale, nos Estados Unidos, revelou que a obesidade e doença hepática crônica podem ser desencadeadas por uma família de proteínas, que alteram as populações de micróbios no sistema digestivo.


As proteínas responsáveis por essa ação são as inflammasomes. Elas são responsáveis pelo lançamento da resposta inflamatória do sistema imunológico, atuando como sensores e reguladores do ambiente microbiano dos intestinos.
De acordo com os cientistas, é uma deficiência nos componentes dessas proteínas que resulta no desenvolvimento de uma colônia bacteriana, como as dos filos Bacteroidetes e Firmicutes, e consequentemente determina a predisposição de obesidade.


Testes realizados em ratos revelou que esses micróbios, alojados mais precisamente no intestino, podem criar um ambiente infeccioso e transmissível.



Em ratos obesos, a quantidade dessas bactérias é mil vezes maior do que o normal e quando um “gordinho” é colocado com um camundongo magro, o último tende a engordar. "Nós conseguimos engordar um rato simplesmente colocando-o na mesma gaiola que o outro", conta o professor Richard Flavell. O contágio, porém, não é feito pela saliva, e sim pelo contato com as fezes do animal.



Maiores Informações NESTE LINK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário