quinta-feira, 28 de junho de 2012

2 pores-do-sol no mesmo dia

     No até então prédio mais alto do mundo, Burj Khalifa, você pode experimentar uma coisa muito interessante, ver o pôr-do-sol duas vezes no mesmo dia. Você apenas que ao terminar de ver o pôr-do-sol do térreo, pegar um elevador o mais rápido possível até o último andar, de lá você conseguirá continuar vendo o sol se pôr mor mais 3 minutos.
     Essa diferença de tempo é tão grande que as pessoas esperando pela passagem do Ramadã, que termina quando o sol desaparece no horizonte, precisam esperar mais 2 ou 3 minutos além do normal.
     Mas você não precisa ir até Dubai para ter ideia de como isso funciona, estando sentado em uma praia onde pode se ver o sol se pôr, você tem que esperar até o momento que ele desaparece, e então pular, e você conseguirá ver uma pequena porção dele novamente.
     Utilizando números precisos do experimento na praia ou no prédio você ainda conseguirá calcular o raio do planeta Terra.

      Evandro Sasse

[Calculando o raio da terra]
[vSauce]
[Gizmodo]

Idade indentificada através do cheiro

Na revisata PLoS One foi publicado um estudo realizado por Johan Lundstrom, do Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia.
Durante 5 dias indivíduos jovens, de meia-idade e idosos, dormiram com camisetas almofadas nas axilas com o objetivo de absorver melhor o suor e assim captar o odor de cada um deles. Depois essas almofadas foram cortadas em quadrados e colocadas em frascos de vidro.
Os odores foram avaliados por 41 jovens na faixa dos 20 a 30 anos. Eles tinham que adivinhar a idade do "dono" de cada cheiro, além de avaliar se o odor era intenso e desagradável.
O estudo foi bem sucedido e os jovens conseguiram diferenciar o cheiro dos mais velhos para o jovens. Foi observado também que os cheiros dos mais velhos são considerados menos intensos e menos desagradáveis do que os odores dos outros dois grupos etários.
Segundo Lundstrom, os idosos têm um odor nas axilas que os jovens consideram mais neutros. "Isso é surpreendente, dada a concepção popular de que o cheiro dos velhos é desagradável", afirmou o pesquisador.

Bactérias magnéticas podem ajudar na fabricação de “biocomputadores”


Cientistas estudam micróbios que se alimentam de ferro, ao ser ingerido se transforma em pequenos imãs semelhantes aos que são encontrados em discos rígidos de computados, que segundo pesquisadores, pode permitir a fabricação de discos rígidos muito mais rápidos.

Essa bactéria Magnetospirilllum magneticum que é a utilizada na pesquisa, é um micro-organismo naturalmente magnético, que costuma viver em ambientes aquáticos e em regiões aonde o oxigênio é escasso. Ao ingerir o ferro, proteínas dentro de seu corpo interagem com o metal para produzir pequenos cristais do mineral magnetita, o mais magnético existente na terra. Então os cientistas estudam como esses micróbios funcionam e a forma com que os nanoímãs não posicionados dentro de si próprios, para assim aplicar o métodos fora da bactéria, e quem sabe futuramente ser usado para construção de circuitos de discos rígidos.

Em função de escalas tão pequenas para se manipular, os cientistas criaram também os fios biológicos, que são pequenos fios elétricos feitos de organismos vivo. São nanotubos feitos com membrana de células artificias, cultivadas em ambientes controlados, com a ajuda de uma proteína presente nas moléculas de gordura humana.

Esses tubos poderiam, no futuro, ser usados como fios microscópicos produzidos por meio de engenharia genética, capazes de transferir informações- da mesma forma como as células fazem nos nossos corpos- dentro de um computador, e por serem altamente biocompatíveis com o nosso corpo podem no futuro serem usados em cirurgias humanas.


"Estamos rapidamente chegando aos limites da manufatura eletrônica tradicional à medida que componentes ficam menores", disse a coordenadora da pesquisa, Sarah Staniland, da Universidade de Leeds.


Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120507_bacterias_magneticas_mv.shtml

Por: Mayara.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Descoberta brasileira contra superbactéria

          Durante uma pesquisa de campo na Serra do Mar, um grupo de pesquisadores da empresa Extracta Moléculas Naturais, fundada em 1998 por cientistas brasileiros, encontrou mais uma espécie de planta do gênero Kielmeyera: A Kielmeyera aureovinosa. Posteriormente, em laboratório, o grupo fez testes para testar o potencial antimicrobiano desta e de outras plantas que estavam sendo estudadas. 

          Eles utilizaram etanol de alta pureza para extrair moléculas de partes diferentes da planta (flor, folha, raiz e caule). Depois, esses extratos foram diluídos em solvente universal, e então, testados em culturas de Staphylococcus aureus. A bactéria que é responsável pela maioria dos casos de Fasciíte Necrosante. (Ver postagem sobre a doença)

           Os testes demonstraram que: com o uso de um extrato menor da K. aureovinosa, em relação aos extratos das outras plantas, foi possível eliminar 99,99% das bactérias em uma colônia de S. aureus. O que representa maior eficácia do que outros compostos utilizados como antibióticos, como a meticilina.  
            O composto extraído recentemente, foi batizado de Aureociclina, e também é mais resistente que a Mupirocina – antibiótico sintético utilizado atualmente para combater a S. aureus resistente à meticilina em lesões cutâneas. E, segundo os pesquisadores, para matar uma mesma quantidade de bactérias, é preciso usar 0,25 microgramas de Mupirocina por mililitro, contra apenas metade desse valor da Aureociclina.
    Os antibióticos possuem muitas classificações, e a mais frequente, agrupa-os segundo os mecanismos que utilizam contra os agentes causadores de infecções bacterianas. Alguns alteram a membrana celular, e outros, lesionam a parede da célula. Sendo que a maioria, inibe a síntese dos ácidos nucleicos. Entretanto, os antibióticos devem ser seguros para as células humanas, ou seja, devem produzir uma toxina não prejudicial às células e tecidos humanos.
          

            O antibiótico produzido a partir da planta brasileira, típica do cerrado brasileiro, mais epecificadamente a partir da raiz da mesma, está sendo utilizado na produção de um creme tópico para aplicações sobre lesões cutâneas, principalmente em hospitais, um local propício a se contrair doenças contagiosas. Agora, o desafio da equipe de cientistas é mostrar que Aureociclina não somente combate bactérias isoladas, como também é eficiente no combate à infecção quando a bactéria já venceu o sistema imunológico. O maior empecilho é o alto custo de uma pesquisa tão trabalhosa. 


Fontes:

Por Lucas H. 

Satélite feito por jovens alunos

   Por: Gustavo B.

   Alunos da Escola Municipal Tancredo Neves, em Ubatuba, São Paulo, constroem satélite para ser lançado nos EUA, em 2013.
   O grupo de jovens alunos, que possuem de 12 à 15 anos, auxiliados principalmente pelo professor Candido de Moura, montam kits de nanosatélites, que foram adquiridos através, principalmente, de doações. O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) permitiu aos alunos a utilizar suas instalações, além de auxilia-los com os experimentos.


    Os kits feitos pela empresa californiana Interorbital, pesa em média 750 gramas, possui aproximadamente o tamanho de uma lata de leite em pó e necessita de tecnologia de ponta. A empresa disse que adorou ter um grupo tão jovem trabalhando em seus kits, já que esse grupo está entre os mais jovens do mundo a participar integralmente de um projeto espacial.
   O satélite deve ficar em torno de três meses em órbita, e foi batizado de Tancredo 1. O lançamento está previsto para o início de 2013.




Mais informações: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1105660-alunos-de-sp-montam-satelite-que-sera-lancado-em-2013-nos-eua.shtml

Cientistas espalham dióxido de carbono em floresta para prever o futuro


Uma equipe de cientistas na Austrália ocupou uma floresta perto de Sydney e vai espalhar dióxido de carbono (CO2) entre as árvores para analisar como o planeta pode ficar no ano de 2050.
Foram instaladas seis estruturas gigantescas de fibra de vidro bombeando 20 toneladas do gás por dia na floresta.
O dióxido de carbono está em tanques nos limites da floresta. Dos tanques saem os canos, que passam pelas árvores e chegam às seis estruturas.
O objetivo é observar a floresta para se ter uma ideia já no próximo ano de como ficará o planeta dentro de 40 anos.

Estruturas vão espalhar CO2 em floresta para prever futuro do planeta

Por:Marina

Novo fenômeno mundial.

Nutricosméticos é o mais recente fenômeno mundial no campo da beleza. São pilulas multicoloridas que contem uma associação de vitaminas, minerais, carotenoides e flavonoides, entre outras substancias, com a missão de combater as carências nutricionais, a oxidação dos tecidos e estimular as funções da pele para restaurar a beleza do corpo e do rosto. No Brasil as pilulas pertencem a categoria de suplementos alimentares. As pilulas tratam-se de um conceito de beleza de dentro para fora, que associa beleza e saúde. As pilulas suprem a carência de nutrientes no corpo que podem ser adquiridos através de uma boa alimentação, mas se o caso for optar pelo uso das pilulas devemos saber que os efeitos começam a aparecer pelo menos três meses após o uso regular. E nunca tome o medicamento por conta própria procure sempre um médico e procure saber as contra indicações do medicamento. A empresa líder responsável pelas pilulas é a L´oréal, na qual utilizam a marca com o nome Innéov.

  
Por: Tuane

Inspirado na revista ISTOÉ, do mês de abril.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Prototipagem no Brasil

Prototipagem no Brasil

    Pesquisadores da PUCRS, desenvolveram a primeira impressora 3D de fabricação nacional,que pode ser usada para produzir peças, a partir de imagens tridimensionais feitas no computador.O equipando não é muito conhecido no Brasil,por isso, o objetivo é popularizar a tecnologia de prototipagem.
 
  O projeto da empresa Cliever tecnologia,irá eliminar os elevados custos de importação,inclusive os criadores da máquina escolheram um método de impressão mais barato,com boa qualidade : a modelagem por fusão material. 
    Nesse processo, a matéria-prima da impressão, que seria a tinta de uma impressora convencional é um filamento de termoplástico, material resistente muito parecido com o de brinquedos de montar da marca Lego.
     Primeiro o objeto tridimensional a ser impresso é modelado em um computador com a ajuda de aplicativos usados com essa finalidade, como o AutoCAD. A impressora é comandada por um programa de código aberto, ou seja, que pode ser usado livremente, sem custos.
     “O programa processa o arquivo de imagem e divide o objeto em camadas finas, que são usadas como base para a impressão”, explica um dos desenvolvedores.O equipamento permite escolher o tipo de termoplástico para a impressão, e
  no momento da impressão,este é derretido e moldado sobre uma superfície plana, de modo ordenado, estruturando o objeto camada por camada.
     Com esta tecnologia, é possível criar protótipos dos mais diferentes produtos, maquetes e até próteses e implantes odontológicos. O equipamento é de grande utilidade para arquitetos, designers e dentistas, entre outros profissionais.Uma vantagem, seria que o baixo custo possibilita a aquisição da impressora até para uso doméstico. Outra é que o material termoplástico utilizado para impressão é biodegradável ou permite reciclagem.    O equipamento nacional será comercializado por aproximadamente R$ 4,5 mil, e o quilo do material plástico para impressão custará R$ 80,preços baixíssimos, comparados aos do exterior.


                    Pequena fábrica de objetos
                     Protótipos


Retirado de : http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2012/06/pequena-fabrica-de-objetos


Por : Nicole Keller.

Animais conectados

No zoológico Jungle Island em Miami, os orangotangos têm acesso a iPads, que possuem um software desenvolvido especialmente para eles. O zoológico afirma que os animais são muito capazes e a comunicação através dos aparelhos, facilita na compreensão das necessidades dos mesmos. Com a ferramenta, os médicos veterinários podem controlar a saúde de cada orangotango e incentivar esses ao raciocínio. O aparelho foi desenvolvido primeiramente para seres humanos autistas e conta com imagens que são identificadas por um treinador e assim o animal escolhe aquela correspondente ao que necessita. A comunicação entre os animais e os seres humanos é facilitada, já que o uso da linguagem de sinais não seria mais feita.
"Os orangotangos são extremamente inteligentes, mas limitados por sua restrição física de falar", afirma Lisa Jacobs, coordenadora do programa. 
A iniciativa atrai os mais jovens, já que a maior parte dos mais velhos não está tão interligada com o mundo virtual e tecnológico.
 Jenna Hogg trabalha com linguagem de sinais com orangotango. Há anos, especialistas que trabalham com primatas têm usado diversos métodos, entre eles a linguagem de sinais, para se comunicar com os bichos
Por Daniele Affonso


Cidade Verde no Deserto

Por: Lucas Nitsche     

     
     Abu Dhabi, no Oriente Médio, depende muito economicamente da exploração de petróleo. Com parte do dinheiro adquirido do petróleo, em uma média de 38 bilhões em reais, ergueu-se no deserto uma espécie de “cidade verde”.
     Masdar City, nome dado ao local, é um centro de pesquisa e aplicação da eficiência no uso de energia renovável. Está direcionada à estudantes e empresas para se tornar um pólo tecnológico.
     
Projeto Masdar City

     Visando a sustentabilidade, Masdar City também foi construída com função econômica, afim de diminuir a dependência de Abu Dhabi do petróleo. Em 2025 a expectativa da quantidade de habitantes é por volta de 40 mil, sendo que agora, a cidade possui apenas 102, dentre eles, 2 brasileiros.

Masdar City em Construção
     
     O lugar é totalmente voltado para a não-agressão ao meio ambiente e projetos sustentáveis. O carro elétrico sem motorista funciona com toques numa tela, uma das coisas mais curiosas na cidade. O centro foi erguido de modo a aproveitar os ventos do deserto, com ruas estreitas e uma torre que ventila e refresca a cidade, movida pela ação dos ventos. Tudo isso para reduzir o uso de ar-condicionado no verão de 50°C dos desertos.

Carro Elétrico sem Motorista

     Como tudo, há pontos críticos na criação. As pesquisas feitas pelos estudantes e empresas podem não ser muito úteis para as cidade já existentes, pelo motivo de ser uma cidade pura e “perfeita”, ao contrário das outras mega-cidades em que desejam aplicar os resultados, pois há muitos fatores que podem influenciar nesses trabalhos.
     Os idealizadores se baseiam na crença de que o melhor jeito de criar uma comunidade harmoniosa é isolá-la do mundo. O isolamento é fundamental para o processo de pesquisas, mas só irão servir se aplicadas á cidades existentes com os reais problemas - reconhece o diretor da cidade.






domingo, 24 de junho de 2012

Japão entrentará ''extinção populacional'' em mil anos


Por Caroline


    
    Pesquisadores japoneses revelaram um ''relógio populacional'' para mostrar que a nação poderá estar teoricamente extinta daqui mil anos. Cientistas da cidade de Sendai afirmaram que a quantidade de crianças e adolescentes até 14 anos está encolhento uma taxa de uma a cada cem segundos.
    ''Se a taxa continuar diminuindo, nós poderemos celebrar o feriado do dia das crianças em cindo de maio de 3011, pois haverá somente uma criança. Mas, cem segundos depois, não haverá mais criança. A tendência é rumo á extinção, que começou em 1975 quando a taxa de natalidade caiu para menos que dois (filhos por casal)'', disse Hiroshi Yoshira, professor de economia na Universidade Tohoku e criador do relógio populacional.


    Outro estudo divulgado este ano mostrou que a população será reduzida a um terço da população atual de 127,7 milhões de habitantes. Isoo acontecerá porque a taxa de natalidade vai diminuir para 1,35 criança por casal, e esse número é bem menor do quea  taxa de substituição. Assim, não haverá como renovar a população e, ao mesmo tempo, é esperado que a expectativa de vida dos japoneses aumente ainda mais. 
    Embora a suposta ''extinção populacional'' preocupe os governantes, ainda há pessoas que estão aproveitando a inversão da pirâmide populacional. O representante de uma fabricante de fraldas disse que estão faturando mais com a venda de fraldas para adultos. E não somente nesse setor, mas no geral é mais caro sustentar um adulto do que uma criança, deste modo aumentando o faturamento em vestuário, alimentação, eletroeletrônicos, e assim por diante. 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nova tecnologia permite dissecar cadáver virtualmente

Por Letícia

     O aparelho tem o mesmo tamanho de uma mesa de operação normal e é sensível ao toque. Um corpo virtual é criado a partir de uma combinação de gráficos e digitalizações de um corpo real. A tecnologia pode ser usada no futuro, tanto para o ensino de futuros médicos sobre anatomia quanto na preparação para operações reais. 
     A pele pode ser removida para expor os órgãos internos, as áreas podem ser ampliadas para um estudo mais detalhado e pode-se trabalhar com dados de pacientes reais.
     A primeira mesa foi comprada  na Europa, há nove meses, pelo Imperial College e o Saint Mary's Hospital, em parceria, a um custo de cerca de R$ 180 mil.


Link do vídeo: http://www.bbc.co.uk/worldservice/emp/pop.shtml?l=pt&t=video&r=1&p=/portuguese/meta/dps/2012/05/emp/120524_cadaver_digital_rp.emp.xml
Link da reportagem original: http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1095005-nova-tecnologia-permite-dissecar-cadaver-virtualmente.shtml

segunda-feira, 18 de junho de 2012

   
    Répteis aquáticos do passado

Por :GUILHERME
 Embriões de 278 milhões de anos
“Pesquisadores do Brasil e do Uruguai encontraram os mais antigos restos de répteis aquáticos de que se tem notícia.O achado fornece evidências sobre as estratégias reprodutivas desses animais primitivos.”
O que se foi estudado das estratégias reprodutivas adotadas pelos vertebrados é muito importante para a  comprensão do processo evolutivo desse grupo.O início foi a partir do surgimento do ovo amniótico(membranas que protegem o embrião),que definitivamente os esses animais puderam conquistar a terra firme.
Os vertebrados dotados do ovo amniótico chamado amniotas reúne os mamíferos e os répteis(incluindo dinossauros e aves).
“O aparecimento do ovo amniótico em vertebrados é um assunto bastante debatido no meio acadêmico.Embora os primeiros amniotas descobertos datem de aproximadamente 340 milhões de anos atrás,não existia,até agora,qualquer evidência direita ou indireta acerca da estratégia reprodutiva desses animais.”
Umas das possiveis explicações para a falta desta característica esta relacionada ao baixo potencial de preservação em embriões e ovos,que são bastante frágeis.
Este achado indica que a viviparidade em animais dotados de ovo amniótico é bem mais antiga do que se imaginava.

MAIS INFOMAÇÕES EM : http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/cacadores-de-fosseis/embrioes-de-278-milhoes-de-anos

domingo, 17 de junho de 2012

Ártico está liberando cada vez mais gás metano

Por: Eduardo F.






     Em um estudo publicado na revista “Nature Geoscience”, pesquisadores da Universidade do Alasca disseram ter identificado milhares de áreas no Ártico que está liberando o metano, devido ao derretimento das geleiras pelo aquecimento global. "O Ártico é a região do planeta que mais rapidamente se aquece e tem muitas fontes de metano que podem elevar [sua emissão] à medida que a temperatura subir", afirmou Euan Nisbet, professor e pesquisador do metano no Ártico para a Universidade de Londres. "E essa é mais uma preocupação séria: o aquecimento provoca ainda mais aquecimento." Os pesquisadores do projeto identificaram através dos diferentes isótopos de carbono, que o gás está retido há muito tempo. O metano antigo que possivelmente provem de depósitos naturais de gás ou de carvão sob os lagos.
     
     Segundo o estudo, esse fenômeno acontece em outras regiões onde bacias sedimentares estão cobertas por gelo, prendendo o que está abaixo dela. Uma das áreas onde isso pode ocorrer é na Sibéria.

Fonte: Folha.com

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A saúde e o plástico

Por Luiza

O plástico, material muito presente no cotidiano atual, é produzido a partir de várias reações químicas. Essas reações podem acontecer de formas diferentes e com substâncias diferentes, existindo então, diversos tipos de plásticos.Como existe o plástico verde, feito do bagaço da cana-de-açúcar e totalmente sustentável, também existem outros plásticos feitos com substâncias tóxicas, que fazem mal ao nosso organismo e ao meio ambiente. Exemplos comuns são o Bisfenol A, os Ftalatos e os Alquilfenóis. Aplicados em diversos materiais, desde CD's e DVD's até em mangueiras que administram líquidos intravenosos em hospitais, estes compostos são muito utilizados sem muitas restrições.Pesquisas feitas nos EUA mostram que plásticos feitos com essas substâncias, sob determinadas condições de temperatura, as liberam no ambiente. Foram encontrados resíduos de Ftalatos no leite materno de uma mãe e seus filhos tiveram alterações nos hormônios sexuais. Além disso, tanto o Bisfenol A quanto os Alquilfenóis estimulam a multiplicação de células cancerígenas.A escolha dos materiais para a produção do plástico, para os empresários, depende mais do fator econômico do que da toxidade dos compostos escolhidos, uma vez que Bisfenol A, Ftalatos e Alquilfenois são mais baratos. Apesar de existirem alternativas mais saudáveis para as pessoas, como o plástico verde, essas alternativas não são exploradas pelo seu alto custo. O papel governamental deveria ser o de implantar restrições e proibições, além de fiscalizar a fabricação desses materiais, estimulando a produção em massa do plástico verde e barateando seu custo.Percebe-se então que apesar da existência de alternativas melhores para a saúde da população, elas não são aplicadas pelo alto interesse econômico envolvido, associado ao governo. Pois se as pessoas estão doentes, elas compram remédios, se estão com câncer, fazem tratamentos caríssimos, mas se a população têm saúde não haverá tanto dinheiro girando nessa área. Já que a imprensa não vai divulgar muito essas substâncias tóxicas presentes no plástico, não será uma informação acessível a população, logo, não ocorreram manifestações e a atitude governamental não mudará, já que ninguém está incomodado.
Matéria original em PDF no site: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2012/292

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Exploração de minérios de asteroides

Por: Caio

                                   

 Ex-chefe de arquitetura de software na microsoft, fundadores do Google, o cineasta James Cameron, entre outros grandes investidores estão pretendendo pesquisar e no futuro extrair metais preciosos e minérios raros de asteroides que passam em órbita próxima da Terra.
 A Planetary Resources, no início se concentrará em desenvolver e vender espaçonaves robotizadas para missões de exploração e plataformas de observação para órbitas em torno da Terra.
 Dentro de cinco a dez anos a ideia da companhia é explorar alguns dos milhares de asteroides que passam perto do planeta e extrair sua matéria-prima, onde muitas estão e estarão escassas no nosso planeta.
 Com este projeto acredita-se que o PIB mundial poderá ser aumentado em trilhões de doláres.
 
Fonte: http://www.gizmodo.com.br/nova-empresa-de-mineracao-de-asteroides-sera-anunciada-amanha/