domingo, 24 de junho de 2012

Japão entrentará ''extinção populacional'' em mil anos


Por Caroline


    
    Pesquisadores japoneses revelaram um ''relógio populacional'' para mostrar que a nação poderá estar teoricamente extinta daqui mil anos. Cientistas da cidade de Sendai afirmaram que a quantidade de crianças e adolescentes até 14 anos está encolhento uma taxa de uma a cada cem segundos.
    ''Se a taxa continuar diminuindo, nós poderemos celebrar o feriado do dia das crianças em cindo de maio de 3011, pois haverá somente uma criança. Mas, cem segundos depois, não haverá mais criança. A tendência é rumo á extinção, que começou em 1975 quando a taxa de natalidade caiu para menos que dois (filhos por casal)'', disse Hiroshi Yoshira, professor de economia na Universidade Tohoku e criador do relógio populacional.


    Outro estudo divulgado este ano mostrou que a população será reduzida a um terço da população atual de 127,7 milhões de habitantes. Isoo acontecerá porque a taxa de natalidade vai diminuir para 1,35 criança por casal, e esse número é bem menor do quea  taxa de substituição. Assim, não haverá como renovar a população e, ao mesmo tempo, é esperado que a expectativa de vida dos japoneses aumente ainda mais. 
    Embora a suposta ''extinção populacional'' preocupe os governantes, ainda há pessoas que estão aproveitando a inversão da pirâmide populacional. O representante de uma fabricante de fraldas disse que estão faturando mais com a venda de fraldas para adultos. E não somente nesse setor, mas no geral é mais caro sustentar um adulto do que uma criança, deste modo aumentando o faturamento em vestuário, alimentação, eletroeletrônicos, e assim por diante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário