terça-feira, 26 de junho de 2012

Animais conectados

No zoológico Jungle Island em Miami, os orangotangos têm acesso a iPads, que possuem um software desenvolvido especialmente para eles. O zoológico afirma que os animais são muito capazes e a comunicação através dos aparelhos, facilita na compreensão das necessidades dos mesmos. Com a ferramenta, os médicos veterinários podem controlar a saúde de cada orangotango e incentivar esses ao raciocínio. O aparelho foi desenvolvido primeiramente para seres humanos autistas e conta com imagens que são identificadas por um treinador e assim o animal escolhe aquela correspondente ao que necessita. A comunicação entre os animais e os seres humanos é facilitada, já que o uso da linguagem de sinais não seria mais feita.
"Os orangotangos são extremamente inteligentes, mas limitados por sua restrição física de falar", afirma Lisa Jacobs, coordenadora do programa. 
A iniciativa atrai os mais jovens, já que a maior parte dos mais velhos não está tão interligada com o mundo virtual e tecnológico.
 Jenna Hogg trabalha com linguagem de sinais com orangotango. Há anos, especialistas que trabalham com primatas têm usado diversos métodos, entre eles a linguagem de sinais, para se comunicar com os bichos
Por Daniele Affonso


Nenhum comentário:

Postar um comentário