terça-feira, 26 de junho de 2012

Cidade Verde no Deserto

Por: Lucas Nitsche     

     
     Abu Dhabi, no Oriente Médio, depende muito economicamente da exploração de petróleo. Com parte do dinheiro adquirido do petróleo, em uma média de 38 bilhões em reais, ergueu-se no deserto uma espécie de “cidade verde”.
     Masdar City, nome dado ao local, é um centro de pesquisa e aplicação da eficiência no uso de energia renovável. Está direcionada à estudantes e empresas para se tornar um pólo tecnológico.
     
Projeto Masdar City

     Visando a sustentabilidade, Masdar City também foi construída com função econômica, afim de diminuir a dependência de Abu Dhabi do petróleo. Em 2025 a expectativa da quantidade de habitantes é por volta de 40 mil, sendo que agora, a cidade possui apenas 102, dentre eles, 2 brasileiros.

Masdar City em Construção
     
     O lugar é totalmente voltado para a não-agressão ao meio ambiente e projetos sustentáveis. O carro elétrico sem motorista funciona com toques numa tela, uma das coisas mais curiosas na cidade. O centro foi erguido de modo a aproveitar os ventos do deserto, com ruas estreitas e uma torre que ventila e refresca a cidade, movida pela ação dos ventos. Tudo isso para reduzir o uso de ar-condicionado no verão de 50°C dos desertos.

Carro Elétrico sem Motorista

     Como tudo, há pontos críticos na criação. As pesquisas feitas pelos estudantes e empresas podem não ser muito úteis para as cidade já existentes, pelo motivo de ser uma cidade pura e “perfeita”, ao contrário das outras mega-cidades em que desejam aplicar os resultados, pois há muitos fatores que podem influenciar nesses trabalhos.
     Os idealizadores se baseiam na crença de que o melhor jeito de criar uma comunidade harmoniosa é isolá-la do mundo. O isolamento é fundamental para o processo de pesquisas, mas só irão servir se aplicadas á cidades existentes com os reais problemas - reconhece o diretor da cidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário