quinta-feira, 28 de junho de 2012

Idade indentificada através do cheiro

Na revisata PLoS One foi publicado um estudo realizado por Johan Lundstrom, do Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia.
Durante 5 dias indivíduos jovens, de meia-idade e idosos, dormiram com camisetas almofadas nas axilas com o objetivo de absorver melhor o suor e assim captar o odor de cada um deles. Depois essas almofadas foram cortadas em quadrados e colocadas em frascos de vidro.
Os odores foram avaliados por 41 jovens na faixa dos 20 a 30 anos. Eles tinham que adivinhar a idade do "dono" de cada cheiro, além de avaliar se o odor era intenso e desagradável.
O estudo foi bem sucedido e os jovens conseguiram diferenciar o cheiro dos mais velhos para o jovens. Foi observado também que os cheiros dos mais velhos são considerados menos intensos e menos desagradáveis do que os odores dos outros dois grupos etários.
Segundo Lundstrom, os idosos têm um odor nas axilas que os jovens consideram mais neutros. "Isso é surpreendente, dada a concepção popular de que o cheiro dos velhos é desagradável", afirmou o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário