segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Animais fotossintetizantes

Publicado por Luiza 
      Pesquisadores franceses descobriram que uma espécie de pulgão (Acyrthosiphon pisum) é capaz de produzir alimento através da luz, quando o alimento é escasso. A pesquisa e o resultado completo foram publicados na revista Nature.
     O experimento consistia em expor os pulmões famintos em ambientes com e sem luz, verificando a quantidade de ATP (Adenosina Trifosfato), molécula energética relacionada com a alimentação, após cada uma das exposições. Para determinado pulgão, a quantidade de ATP após a exposição à luz era duas vezes maior.
     Os pesquisadores concluíram que a capacidade desses animais de produzir alimento a partir da luz está relacionada com um pigmento chamado carotenoide. Eles perceberam isso porque no experimento tinha três cores de pulgão: branco, verde e laranja. Para o pulgão branco, que não tem carotenoide, não houve diferença nas quantidades de ATP. Para o verde a diferença foi pequena em razão de ele apresentar mais reservas energéticas. Para o laranja, que apresenta a maior quantidade de carotenoide, houve um aumento significativo nas quantidades de ATP.
   Os pesquisadores ainda não sabem como os insetos captam a luz, mas se tem a certeza de que é uma descoberta muito interessante para a ciência. 
Origem da notícia: http: //cienciahoje.uol.com.br/noticias/2012/09/sobrevivendo-de-luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário