quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os novos usos da BCG

A vacina BCG testada pela primeira vez em humanos em 1921 retorna aos holofotes, com diversas aplicações e novas pesquisas principalmente voltadas ao combate ao câncer. Ela que veio tendo sua importância negligenciada, principalmente pelo fato de não ser muito utilizada nos EUA.

Foi criada inicialmente para a prevenção da tuberculose, onde apresenta taxas de até 80% de funcionalidade, e é praticamente utilizada no mundo inteiro, exceto pelos norte-americanos.

Num primeiro estudo de 1979 foi observada que a BCG seri benéfica no tratamento do câncer de pulmão, e neste meio tempo ainda vieram indícios de ajudar contra o câncer de bexiga, de pele e colorretal.

Em um campo não muito distante, a vacina pode estar ligada ao tratamento da esclerose múltipla, em 1999 foi observada a diminuição dos sintomas em quem era aplicada, provavelmente porque atenuava a cicatrização das células nervosas.

Contra a lepra, úlceras, Parkinson e diabetes tipo 1, a vacina parece até um canivete suíço, muito útil, mas quem usa? A desatenção quanto a importância dessa vacina deve passar por ressalvas, mas provavelmente vem de que é muito pouco utilizada nos EUA, onde acontecem a maior parte das pesquisas de tratamento médico de última geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário