sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Internet Diminui Empatia e Inteligência

De acordo com Susan Greenfield, baronesa britânica e neurocientista, a internet e videogames podem sim diminuir a empatia e inteligência. Ela é uma no meio de muitos que acreditam que a internet  e videogames têm efeito negativo nas pessoas. No último dia 18, ela esteve em São Paulo, na capital para o ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento. 
Susan, que começou a discutir o assunto em 2009 leciona em na Universidade de Oxford( Reino Unido). Ela estuda tomografias e aponta que o cérebro humano corresponde ao que lhe é apresentado e durante o dia, recebemos milhões de informações na internet mas, não absorvemos quase nada do que vemos. Isso porque o conteúdo das informações não é concreto e benéfico. Várias pessoas afirmam que ao longo dos anos as pessoas se tornaram mais inteligentes com a tecnologia mas, Velocidade mental, capacidade de processar informações com rapidez, não é a mesma coisa que entendimento ou sabedoria.
abemos, por exemplo, que o uso de redes sociais e de videogames pode ter efeitos bioquímicos muito parecidos com os do vício em drogas no cérebro.
Em entrevista para Folha de São Paulo, ao perguntarem se ela esperava críticas violentas afirma: 

Sim e não. Por um lado, é assim que a ciência funciona, as críticas são esperadas e necessárias. O problema é quando elas se tornam pessoais. Como se diz na Austrália, você tem de chutar a bola, e não o jogador. (Susan Greenfiel, 61 anos)


                                                                                                                     Escrito por: Daniele

Nenhum comentário:

Postar um comentário