segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vício em jogos online

Jogos de RPG online estão criando uma legião de adolescentes dependentes e levando à especialização do atendimento psicológico e psiquiátrico no Brasil.
Esse vício fez também com que clínicas para dependências químicas (como álcool e tabagismo) se adaptassem para tratar a nova patologia. Psiquiatras e psicólogos se depararam com casos de adolescentes e adultos jovens com graves consequências em suas vidas por causa do uso excessivo dos jogos. 
Entre os jogos de videogame, aqueles que têm o maior potencial de criar dependência são os jogos de aventuras em desafios e simulação de guerras como ''Call of Duty" de forma intensa, por muitas horas ou até dias seguidos. O poder viciante desses jogos tem a ver com suas características: não há "game over"; o sucesso depende das horas investidas; e os desafios requerem um grupo de jogadores.
tendência desse vício, dizem especialistas, é que o problema comece cada vez mais cedo, até porque já há redes sociais com jogos para crianças, e o uso de eletrônicos é estimulado pelo próprios pais.
"O problema está dentro do quarto dos adolescentes, enquanto os pais achavam que assim estavam seguros", afirma Daniel Spritzer, psiquiatra e coordenador do Grupo de Estudos de Adições Tecnológicas, em Porto Alegre.
Segundo a psiquiatra Analice Gigliotti, é importante que os pais busquem ajuda porque esse comportamento pode se arrastar e atrapalhar durante toda a vida.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1146914-viciados-em-jogos-preocupam-pais-e-psicologos.shtml

Por: Marina


Nenhum comentário:

Postar um comentário