quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Descobertas cobras que se reproduzem por partenogênese.


     Pesquisadores da Universidade de Tulsa - Oklahoma, EUA - encontraram uma espécie de "parto virgem" em vertebrados selvagens. Eram víboras americanas e, com base em análises nos ninhos das espécies e estudos genéticos dos filhotes, pôde se comprovar a reprodução sem a participação do macho.
     Este fenômeno chamado de Partenogênese Facultativa só havia sido registrado anteriormente em animais mantidos em cativeiros, onde a fêmea ficava separada do macho. Primeiramente analisados em galinhas e mais recentemente em tubarões, lagartos, aves e cobras. Porém desta vez, o fenômeno ocorreu de modo independente e em espécies separadas geograficamente longe uma das outras. Os cientistas dizem que a descoberta pode mudar toda a concepção de reprodução e também de evolução dos animais vertebrados.
     Não está claro se essas víboras se reproduziram por escolha ou por ação de outros fatores como algum vírus ou infecção bacteriana. Porém, os cientistas dizem ser improvável a ocorrência desse fenômeno em mamíferos placentários, em razão da dependência de interação dos materiais genéticos de cada pai para o desenvolvimento do embrião. Então, os estudos indicam que a ocorrência rara desse tipo de reprodução pode ser encontrada ainda em outros animais, mas que sejam ovíparos e ovovivíparos - tais como os exemplos anteriores em cativeiros.


Por Lucas Nitsche


 
     



Nenhum comentário:

Postar um comentário