sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pelo bem da infecção

      Pelo bem da infecção

                                                                                                           Por:Guilherme



    Quando a doença do sono ataca os primeiros parasitas  que invadem se sacrificam para que a infecção tenha sucesso com a entrada dos outros parasitas.

  O Trypanossoma brucei fica vagando entre as células do fígado,onde ocorre  a infecção do sistema imune.Este parasita da doença do sono é conhecida por sua capacidade de fugir dos mecanismos de defesa do corpo,o que torna o desenvolvimento de uma vacina um processo difícil.

   “Na Alemanha descobriram uma nova ferramenta do parasita para garantir o sucesso da infecção,uma proteína chamada de : ADENILATO-CICLASE.”

Ela faz com que os primeiros TRIPANOSSOMAS da infecção  enquanto estão sendo combatidos envenenem a célula,garantindo a sucesso dos outros parasitas que vêm depois.
  
“A doença do sono é transmitida pela mosca Tsé-tsé e ameaça mais de 60 milhões de pessoas em 36 países da África subsaariana.”

A dificuldade de combater a doença do sono é o “casaco” de proteína que envolve o tripanossoma,chamadas glicoproteínas variáveis de superfície.Elas envolvem totalmente o parasita impedindo que o sistema imunológico reconheça as estruturas invasoras,contra as quais uma resposta imune seria muito eficiente.

     “ No entanto 0,01% dos tripanossomas expressa essa proteína .”

    Quando uma nona resposta é produzida contras estes,outro 0,01% da população será distinto e sobreviverá.Esse escudo de proteção também torna impressão o desenvolvimento de uma Vacina.


Mais informações em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/mais/2012/09/kamikazes-altruistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário