sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ouvido Biônico

Menina que nasceu sem nervos auditivos aprende a falar após ganhar ouvido biônico

 
     Evie nasceu com surdez profunda, mas só aos 16 meses de idade foi revelado que ela não contava com o nervo auditivo, a única chance de ela escutar só se daria com um implante de tronco encefálico, um tipo de ouvido biônico.
     A menina sofre de espectro óculo-aurículo vertebral que afeta os olhos, ouvidos e a espinha. O procedimento deveria ser realizado antes que ela completasse 2 anos, porque os caminhos no cérebro começam a se fechar a partir dessa idade.
     Na ausência do nervo, a alternativa passa a ser o estímulo direto do nervo auditivo que fica no tronco cerebral. A cirurgia foi realizada em Verona no dia 25 de junho e custou cerca de R$ 81 mil. Evie teve 12 eletrodos inseridos em seu tronco cerebral, que alimenta um microfone situado fora de seu crânio e que transforma sons em sinais eletrônicos que são transmitidos para o cérebro.
     Apenas duas semanas após o dispositivo estar funcionando, Evie já era capaz de dizer sua primeira palavra, ''mamãe'. Ela terá de seguir realizando fonoaudiologia até os cinco ou seis anos de idade.
 
Por Letícia
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário