quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bilhões de planetas habitáveis na Via Láctea

     Na primeira semana de abril de 2012, um grupo de cientistas franceses anunciaram que existem bilhões de planetas potencialmente habitáveis na Via Láctea, em conjuntos de Anãs Vermelhas.
     "Anãs Vermelhas" é o apelido dado as estrelas relativamente frágeis e frias comparadas ao Sol. São comuns nas galáxias e representam 80% das estrelas na Via Láctea.
                                      Anã Vermelha com tempestade espacial de gás e poeira


         Em apenas um conjunto de 102 anãs vermelhas foram encontradas nove Super-Terras, planetas rochosos com massa maior que a da Terra. Essas novas observações significam que mais ou menos 40% de todas as anãs vermelhas possuem uma Super-Terra em sua zona habitável, onde a água liquida pode existir na superfície do planeta. E existindo água, podem existir outras formas de vida também,
         As anãs vermelhas estão sujeitas a erupções estelares que podem submergir o planeta em ondas de raios X ou radiações ultra-violetas, tornando a vida menos provável na região, por causa de danos.
        Resta um longo caminho para os cientistas percorrerem para conseguirem detectar vida extraterrestre.

Por Lucas Nitsche

Reportagem oficial: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1071447-via-lactea-tem-bilhoes-de-planetas-potencialmente-habitaveis.shtml
Imagem: http://gaea-stella.blogspot.com.br/2012/04/astronomos-descobrem-tempestade-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário