segunda-feira, 16 de abril de 2012

O ser vivo mais rápido do mundo.

O ser vivo mais rápido do mundo.

                                                                                Por Caroline.

     Cientistas da Universidade Regensburg, localizada na Alemanha, descobriram que o ser vivo proporcionalmente mais rápido do mundo é a arqueia, um micro-organismo unicelular de 0,0001 milímetro que consegue percorrer a distância de 500 bps (sigla inglesa para ''bodies per second'', ou ''corpos por segundo'').


     O guepardo pode chegar a 110km/h e é considerado o animal mais rápido existente, mas para proporcionalmente superar as arqueias, ele teria que atingir a velocidade de 3000km/h, pois seus 110km/h correspondem a apenas 15 bps. 

     Não só a sua incrível velocidade, mas seu habitat peculiar também chamou a atenção dos cientistas. As arqueias se encontram, principalmente, próximas de emissões vulcânicas, onde a temperatura pode chegar até 400ºC no leito oceânico. Esses micro-organismos dependem da sua velocidade para se manterem vivos, pois se fossem mais lentos, seriam arremessados pelos jatos frequentes das emissões até a superfície do oceano, onde a temperatura de 2ºC é mortal para elas. 

     Os cientistas fizeram outro curioso descobrimento. Além de se locomoverem em linha reta, as arqueias se movimentam em ziguezague, e essa variação de deslocamento possibilitam as arqueias encontrem condições de água ideais para seu desenvolvimento. 


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário