terça-feira, 3 de abril de 2012

MicroDNA

Por Beatriz


              Muitos acreditam que nossas células apresentam o mesmo material genético em cada célula, porém estão errados. Recentemente, um grupo de pesquisadores encontrou uma nova forma de DNA, em células humanas sadias e em camundongos, provavelmente, gerada por cortes no DNA cromossômico.

            O DNA foi chamado de microDNA já que só apresenta 400 bases nitrogenadas e forma circular; diferentemente do DNA cromossômico que apresenta mais de 3 bilhões de bases nitrogenadas e formato de dupla hélice.

            Esse tipo de DNA circular é comum em bactérias, porém já havia sido encontrado em humanos; todavia nos humanos foi encontrado em células cancerosas e em maior tamanho.

            Os pesquisadores não sabem explicar com precisão sua origem, mas acreditam que possa provir de alguma fragmentação do DNA cromossômico no processo de morte celular onde por razão desconhecida o microDNA teria se ligado e se tornado circular, ou então, por uma falha na duplicação do DNA cromossômico.

              Nenhum pesquisador apresenta dados concretos sobre os benefícios ou malefícios do microDNA contudo acredita-se que essa fragmentação pode ser um indicativo de câncer, já que o corte do DNA cromossômico pode eliminar os genes que reduzem a chance da célula apresentar tumor, tornando-a frágil e com tendências a se tornar cancerosa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário