terça-feira, 10 de abril de 2012

Meteoros podem ter originado a vida na Terra

Por: Eduardo F.




        A forma como a vida se originou na Terra é uma pergunta sem resposta até hoje, entretanto, sabe-se que foi o resultado de reações químicas entre elementos presentes na atmosfera da época. Entre essas reações, existe um componente indispensável para que a vida surgisse, os aminoácidos. Várias teorias tentam explicar a chegada dessas desses aminoácidos até a Terra, e uma delas é sendo transportados por meteoros que se chocaram com o planeta, porém é um assunto discutido, pois não se sabe como eles sobreviveriam à entrada na atmosfera.
       Uma pesquisa divulgada recentemente, 29/03/2012, liderado pela cientista da NASA Jennifer Blank, onde foram recriados os impactos de cometas a uma velocidade 25 mil quilômetros por hora, concluiu-se que os aminoácidos não só sobreviveriam a viagem, como descobriram que a pressão do impacto serviria para contrabalancear o calor extremo, e que inclusive geraria energia necessária para que os aminoácidos começassem a formar ligações peptídicas que resultam nas proteínas. 
        De acordo com Blank, os cometas poderiam ter sido realmente veículos perfeitos para trazer até aqui os ingredientes químicos considerados básicos para a vida: os aminoácidos, a água e a energia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário