quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Concreto com habilidade “autocurativas”


O concreto, apesar de ser o material de construção mais usado no mundo,ao longo do tempo com a ação da água e de produtos químicos tende a se corroer.

Sendo assim a Universidade Técnica de Delft, na Holanda, está em fase de testes um concreto com habilidades “autocurativas”. Ele contém bactérias que são adicionadas à fórmula do concreto e permanecem dormentes até serem atingidas pela água da chuva. Então, com o passar do tempo, quando a chuva corroe as estruturas do material, a bacéria produz calcário que vai “curar”o concreto.

A bactéria em questão é inofensiva. O microbiologista Henk Jonkers, autor do projeto disse que já foi visto em laboratório o conserto de rachaduras de 0,5mm de largura, mais do que o estabelecido por normas. Se tudo ocorrer como o planejado o produto vai ser comercializado dentro de 2 à 3 anos.

O principal desafio é garantir que o agente "curador" seja forte o suficiente para sobreviver ao processo de mistura do concreto. Para isso, é preciso aplicar uma cobertura às partículas, algo que encarece o processo.

Mas mesmo que o agente aumente em 50% o custo do concreto, isso ainda representará apenas 1% a 2% do total dos custos de construção. Já a manutenção de concreto deteriorado representaria um custo maior, diz Jonkers.

Pollyana Cristina Battiti
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário