domingo, 25 de novembro de 2012

Depressão por exame de sangue

Por Gustavo P

    Os médicos e psiquiatras de hoje, fazem o diagnóstico da depressão pelos relatos dos pacientes sobre os seus sintomas, mas isso é muito relativo, pois às vezes a tristeza tem motivo, como a perda de um ente querido ou o fim de um relacionamento.
    Pesquisadores da Northwestern University (EUA) depois de muito tempo de estudo, desenvolveram uma forma de diagnosticar a depressão com muito mais precisão, através de um exame de sangue em adolescentes, conseguiram identificar mais de 25 marcadores genéticos (RNA mensageiro). Um estudo feito com voluntários demonstrou a tamanha precisão do exame após os resultados mostrarem corretamente quais tinham depressão e quais estavam sãos.
    Contudo, o dialeto entre o psiquiatra/médico e o paciente não deve ser excluído, o exame é apenas para servir de complemento nos diagnósticos afirma a professora de psiquiatria Eva Redei "O teste apenas ajuda a informar. Queremos dar aos pacientes deprimidos - e existem muitos - a mesma chance que nós estamos dando para quem sofre de diabetes, hipertensão e outras doenças as quais existem exames"



Disponível em:
http://super.abril.com.br/blogs/como-pessoas-funcionam/cientistas-criam-exame-de-sangue-para-detectar-depressao-em-jovens/

Nenhum comentário:

Postar um comentário