domingo, 18 de novembro de 2012

Penas para o acasalamento



    Pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá,através de pesquisas podem ter descoberto uma característica que irá explicar como as penas surgiram. São fósseis de filhotes e adultos do dinossauro Ornithomimus edmontonicus, que lembrava vagamente um avestruz.
    A análise dos espécimes, publicada na edição desta semana da revista americana "Science",mostrou a observação que tanto os filhotes quanto os adultos,possuíam uma espécie de penugem pelo corpo.Porém apenas os adultos apresentavam penas compridas,rígidas como a das aves modernas.
    Para os cientistas, liderados pela paleontóloga Darla Zelenitsky,a maturidade sexual seria a causa do surgimento das penas “completas”.Ou seja,de acordo com os cientistas,o dinossauro desenvolveu esta penugem quando mais jovem,e quando chegou na hora de ir a procura de uma fêmea para acasalar,desenvolveria penas grandes e bonitas para chamar a atenção, auxiliando na reprodução.E assim esta característica teria seguido em frente,como podemos ver hoje em dia nos pássaros.


Segue abaixo uma imagem onde mostra a suposição do dinossauro jovem, e o maduro sexualmente.
Dinossauro adulto (no alto), com penas totalmente desenvolvidas, ao lado de filhote

Fonte : http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1175532-fosseis-indicam-que-dinos-ganharam-penas-para-paquerar.shtml


Nicole KG

Nenhum comentário:

Postar um comentário