sábado, 24 de novembro de 2012

Vacina contra o cigarro


Fumantes um dia poderão ser imunizados contra a nicotina, deixando assim de sentir prazer ao fumar e se livrando do vicio gerado pela substância. Isso graças a pesquisas e experiências de especialistas do Weill Cornell Medical College em Nova York, que criaram uma vacina que produz anticorpos para atacar a nicotina no organismo do vacinado.


 Funciona da seguinte maneira, tendo como base os princípios da terapia gênica, foi criada uma vacina que contém um vírus modificado geneticamente para infectar o fígado do vacinado, transformando este fígado em uma “fábrica” de anticorpos que passarão a combater a nicotina no corpo do vacinado, desta maneira, ao fumar, o cérebro não produzirá a sensação de prazer que naturalmente produziria.

Os testes foram feitos com ratos de laboratório, os índices de nicotina no cérebro dos ratos reduziu cerca de 85%  após a vacinação. Serão necessários muitos anos de pesquisas para que tal vacina possa ser utilizada em humanos, a vacina irá se desenvolver conjuntamente com a evolução das terapias gênicas, pois ambas usam o mesmo principio tecnológico.
 
Um ponto importante a ser considerado é o possível impedimento que estas pesquisas encontrarão partindo de produtores de cigarros, pois estes obtêm lucros milionários com a venda deste produto e com certeza farão o possível para impedir que tal vacina seja desenvolvida ao ponto de ser possível a utilização em humanos.


Eduardo B.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120628_vacina_nicotina_mv.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário