quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tecidos compativéis,curativo do futuro.



Por:Guilherme l.



  É um curativo feito através da derme de suínos e de polímero biodegradável que pode se tornar um meio muito mais barato e eficás de combater queimaduras.

  Este dispositivo foi criado pela bióloga Giselle Cherutti durante seu mestrado de engenharia mecânica na UNICAMP,o curativo mostrou grande potencial de regeneração e de forma eficiente,barata e sem necessidade de intervenção cirúrgica,a derme do porco foi escolhida por sua composição ser 78% compativél com a pele humana.

  "A pesquisadora utilizou a camada mais porosa da pele do animal, o que contribui para a proliferação das células humanas. Rica em fibras de colágeno e elastina, esse tecido flexível também ajuda na regeneração da pele humana e contribui para o conforto do paciente:“Quando a pele está em processo de regeneração, pode haver contração. Assim, o material flexível facilita esse movimento natural”."

  O material torna o dispositivo muito melhor em função de ser absorvido pela pele humana,e por sua estrutura sofrer reações na presença de água,o polímero se degrada em contato com o fluído corpóreo.

   "Mas o fato de ter um custo mais baixo faria dele um substituto mais acessível para os tratamentos atuais."

  “Não há previsão para lançamento no mercado, pois o material ainda está sendo estudado.”

  O próximo passo da pesquisa é testar em animais com quimaduras,para avaliar a ação regenerativa na pele danificada.Só depois o dispositivo será tertado em humanos.





 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário