domingo, 25 de novembro de 2012

Termina a primeira fase do Projeto dos 1000 Genomas

 Eduardo F.    


     Cientistas publicaram a sequencia genética de mais de mil pessoas de 14 países diferentes, criando o inventário mais completo de variações presentes entre as sequencias de DNA das pessoas. O banco de dados do projeto pode ajudar a desvendar as origens de doenças complexas, como tratá-las e ajudar em estudos sobre a evolução humana.
     O projeto durou cinco anos para ser feito e custou cerca de US$ 120 milhões. O primeiro genoma humano, divulgado em 2003, levou mais de uma década para ser sequenciado, mas o projeto dos 1000 genomas, terminou a fase de sequenciamento em menos de um ano, devido ao aumento da velocidade e redução dos custos das máquinas sequenciadoras de DNA. Hoje em dia, um genoma pode ser sequenciado em questão de dias. As informações obtidas pelo projeto contêm 99% das variantes genéticas presentes no grupo, até as variações raras, que ocorrem em um a cada cem pessoas. O projeto demonstrou que algumas das variações mais raras tendem em concentrar-se em regiões restritas.
     A próxima fase do projeto será finalizada quando sequenciarem o DNA de mais 1500 pessoas, visto que o objetivo não é aprofundar-se nas regiões existentes, mas expandir para partes do mundo em que ainda tem pouca ou nenhuma informação, como no Subcontinente Indiano e África.


Fonte: Folha de S.Paulo




Nenhum comentário:

Postar um comentário