domingo, 25 de novembro de 2012

Mistérios do mal de Alzheimer

      Por Luiza
         Uma pesquisa que reuniu institutos de todo o mundo descobriu uma mutação que pode mudar a forma como a doença de Alzheimer é vista. Os pesquisadores utilizaram técnicas de sequenciamento de genes, estudando 988 pessoas doentes e mil saudáveis.
       Por causa da alta tecnologia atual, a mutação rara do gene TREM2 foi detectada. Essa mutação é considerada dez vezes mais rara do que a do gene APo4, causador de 40% dos casos de Alzheimer.
       Até hoje as pesquisas divulgadas eram mais focadas em como remover os amontoados de proteína que se acumulam no cérebro dos doentes, através de remédios que não dão muito resultado. Descobriu-se que a mutação do gene TREM2 afeta as "células faxineiras", responsáveis por remover substâncias acumuladas no cérebro, que com o tempo são tóxicas e afetam a vida do doente.
      Os pesquisadores ainda não tem nenhuma precisão, mas pode ser que a mutação do TREM2 esteja relacionada com todos os casos do mal de Alzheimer. Com esses avanços, dentro de alguns anos os mistérios do Alzheimer serão revelados.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1186220-cientistas-identificam-novo-gene-de-risco-para-alzheimer.shtml
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56217&op=all

Nenhum comentário:

Postar um comentário